Hospital Ipiranga promove evento para aprimorar atendimento ao Politrauma

No dia 30 de agosto, o Hospital Ipiranga Mogi das Cruzes promoveu um evento denominado “Atendimento ao Politrauma / Visão Pré-Hospitalar e Intra-Hospitalar”. O objetivo principal era levar ao corpo clínico do hospital informações para aprimoramento da equipe assistencial no atendimento ao paciente politraumatizado.

O palestrante escolhido foi Dr. Tiago Jabes, coordenador médico do SAMU de Mogi das Cruzes e do CRESAMU, e Instrutor do PHTLS. Com sua experiência no atendimento emergencial feito ainda a caminho de um local adequado, ele passou um entendimento pré-hospitalar que, muitas vezes, está distante dos profissionais que trabalham alocados em um hospital.

“Muitos profissionais não sabem a fundo como a estrutura desse pré-atendimento funciona. Há apenas uma ideia de todos os procedimentos, o atendimento em ambulâncias, as regulações médicas para uso do recurso adequado e o suporte avançado. Isso tudo garante recursos que suprem parte da emergência do hospital, dando direcionamento médico adequado e cuidados prévios”, explicou o especialista.

Segundo Jabes, o aprimoramento do Centro de Trauma garante que muitos dos pacientes que forem atendidos com casos de trauma e tiverem convênio médico – sendo possível a identificação prévia – possam ser encaminhados para o Hospital Ipiranga com a tranquilidade de que terão a estrutura adequada para o atendimento.

Contando com a presença de médicos, enfermeiros e profissionais que atuam diretamente no setor de trauma e emergência do Hospital Ipiranga, o Dr. Tiago jabes reforçou a importância de eventos com este: “O evento foi muito proveitoso, deu margem para mais aulas – tanto que teremos outras, a partir de agora -, e se essa perspectiva foi aberta é porque foi muito bom. A troca de informações foi excelente, tivemos um público extenso, contando com diversos profissionais. Também me coloquei à disposição das equipes e profissionais para eventuais dúvidas e necessidades futuras”.