Hospital Ipiranga orienta crianças de Mogi das Cruzes a higienizar as mãos no inverno

Com a chegada do inverno e de temperaturas frias, o hábito de lavar as mãos tende a ser reduzido, trazendo riscos aumentados de transmissão de doenças. Por isso, o Hospital Ipiranga Mogi das Cruzes realizou uma ação importante em uma creche municipal para ensinar a higienização correta das mãos para as crianças, fazendo com que elas se tornem agentes de conscientização em suas próprias famílias.

De acordo com a enfermeira Raquel Freitas, que participou do programa, a primeira ação do profissional de saúde, ao chegar no hospital, é lavar as mãos, sendo este um hábito comum. “Eu lidei com o paciente, administrei o medicamento, tive contato com o paciente ou com qualquer outro objeto do hospital, preciso lavar as mãos. Isso é extremamente importante para que a gente não leve esse agente ou bactéria para o paciente”, explicou.

A enfermeira Mauricia Pereira, do Centro de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Ipiranga, levou essas instruções para as crianças da creche e realizou diversas atividades educativas sobre o tema. Segundo Mauricia, a iniciativa de ensinar a prática às crianças tem o objetivo de que elas levem esse ensinamento para casa, multiplicando a informação com os pais e com a comunidade. “A prevenção feita nesse período do inverno foca especialmente nas doenças respiratórias, conjuntivites e diarreias, pois as mãos são os maiores veículos de transmissão”, ressaltou.

A ação termina com os profissionais do Hospital Ipiranga ensinando as crianças a lavarem as mãos corretamente no dia a dia, seguindo as seguintes etapas:

1. Molhar as mãos com água;
2. Passar o sabão;
3. Esfregar as partes frontais e posteriores das mãos, os punhos e as pontas dos dedos;
4. Enxaguar.

Uma solução para ajudar a higienização das mãos no inverno, tendo em vista que a água fica muito gelada, é seguir uma recomendação baseada nos dados da Organização Mundial da Saúde, que indicam que apenas 20 ml de álcool em gel por dia é o suficiente para criar uma barreira contra doenças transmissíveis por contato.

Você pode saber tudo sobre a ação realizada pelo Hospital Ipiranga na reportagem feita pela TV Diário, veiculada no dia 10 de julho, no telejornal Diário TV 1ª edição, clicando aqui.