Ação de Natal leva música aos pacientes do Hospital Ipiranga Mogi das Cruzes

Funcionários do Hospital Ipiranga Mogi das Cruzes levaram um pouco de alegria aos pacientes internados e em atendimento na unidade, na semana do Natal. A ação consistia em um grupo de pessoas que, pelos corredores do hospital, cantavam músicas natalinas, ao som de um violão, e entregavam uma estrela de presente aos pacientes e aos visitantes.

“A ação criou a Trupe do Natal, ou seja, funcionários levando músicas natalinas para encantar os pacientes internados, com o propósito de levar a energia positiva da música e o sentimento que contribui para a melhora comprovada do estado clínico do paciente”, explicou Rosângela Cristina Bezerra, gerente de atendimento do Hospital Ipiranga Mogi das Cruzes.

De acordo com Rosângela, ações semelhantes começaram em junho de 2016 e seguiram ao longo do ano. “No Natal, um grupo de pessoas me procurou para saber o que poderíamos fazer. Então, decidimos levar alegria aos pacientes que estão em atendimento e internados nesta época do ano. Assim, surgiu a ideia de cantar para eles e exaltar a simbologia do Natal. Embora nenhum fosse cantor, conseguimos atingir o coração de muitos, não só de pacientes, como de colaboradores e o nosso também. Foi difícil segurar a emoção. Resolvemos dar um presente aos pacientes e acabamos também ganhando”, relatou.

Segundo a gerente de atendimento, todos os detalhes da ação foram pensados, como a roupa vermelha, o sino do Papai Noel e a estrela que era entregue. “A estrela simboliza a luz. Essa distribuição foi bem legal, pois alguns pacientes, quando receberam, falaram que realmente tinha um significado especial”.

Segundo Sandra Rouse, psicóloga do hospital, um projeto como esse pode ajudar bastante na recuperação dos pacientes: “A música tem um efeito terapêutico e, acompanhando as ações do hospital, conseguimos ver como os pacientes se alegram. Isso faz uma diferença no bem-estar e na recuperação das pessoas, que é o nosso maior interesse”.

Confira aqui como foi essa visita especial, em uma reportagem veiculada na TV Diário – afiliada da Rede Globo em Mogi das Cruzes e região.