Hospital Ipiranga promove ação para prevenção de doenças cardiovasculares

No último sábado (1/10), o Hospital Ipiranga Mogi das Cruzes realizou uma ação no Parque Centenário da Imigração Japonesa, levando diversos serviços à população. Em comemoração ao Dia Mundial do Coração (29/9) e ao Dia Internacional do Idoso (1/10), cerca de 200 pessoas puderam receber orientações de especialistas sobre riscos e prevenção de doenças cardiovasculares, além de dicas de qualidade de vida.

Os moradores de Mogi das Cruzes e região realizaram, de forma gratuita, testes de frequência cardíaca, saturação de oxigênio, glicemia e aferição da pressão arterial. Os profissionais de saúde do Hospital Ipiranga também deram orientações sobre os sintomas das doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), e como evitar que, na terceira idade, esse fator seja mais incisivo.

“Realizamos uma ação para conscientização de prevenção à saúde e sobre a importância de adotar bons hábitos para um envelhecimento saudável”, explicou Silvio Conejo, gerente de Enfermagem do Hospital Ipiranga. O grande foco das ações foi a adoção de medidas preventivas, como alimentação saudável, abandono de hábitos insalubres (como fumar e consumir bebidas alcoólicas) e a importância da atividade física.

“Além disso, foi realizado um teste rápido de glicemia (concentração de glicose no sangue), que pode ser usado como um indicador rápido para evidenciar predisposição ao diabetes e/ou para controle daqueles indivíduos que já são portadores da doença, além do cálculo do IMC (índice da massa corporal), que é usado como um indicador para medir obesidade. Também orientamos sobre a importância de acompanhamento médico regular e entregamos folders com indicações para realização de exercícios físicos e os principais passos para alimentação equilibrada e saudável”, acrescentou o gerente de Enfermagem.

A ação reforça as iniciativas de responsabilidade social que o Hospital Ipiranga vem promovendo para a população de Mogi das Cruzes e do Alto Tietê. “Nossa intenção é contribuir para a conscientização da comunidade da qual fazemos parte, acerca da importância dos cuidados com a saúde em qualquer época da vida”, ressaltou Tarcísio Xavier, diretor do Hospital.

Silvio Conejo salientou que, quando se trata de prevenção, os exames periódicos de saúde são responsáveis por identificar possíveis fatores de riscos, sendo fundamentais para avaliação do estado de saúde das pessoas. “Assim, o Hospital Ipiranga, uma das instituições precursoras de saúde em Mogi das Cruzes, incentivado por seus gestores e equipes multiprofissionais que apoiam e fazem esse tipo de ação sair do papel, entende que atividades de educação a boa saúde são de alta relevância para os indivíduos como um todo, e não somente para aqueles que frequentam o hospital. Isso porque as abordagens que envolvem a comunidade e a família fornecem canais mais amplos de atuação e, geralmente, são os que alcançam os melhores resultados na promoção da saúde”, concluiu.